Prezados Trabalhadores da Eletronuclear e de Furnas.

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Parati e Angra dos Reis – STIEPAR através Informativos pretéritos, vem dando ciência aos Trabalhadores dos posicionamentos das Empresas Eletrobras e Eletronuclear sobre vários pontos. Para nossa Entidade Sindical, estas Empresas extrapolaram todos os conceitos do bom senso e excelência na área de gestão. Corrigindo: “Conceito de normalidade na área de gestão”, pois têm que melhorar muito para que as gestões alcancem o patamar da normalidade.

O STIEPAR, como Coletivo Nacional dos Eletricitários, está negociando com a Eletrobras sobre ACT, PLR e CGPAR, sendo que estas negociações contemplam também as ações da Eletronuclear como Empresa Coligada. Entendemos que a Eletronuclear está “nadando de braçadas” com esta situação, pois qualquer que seja o questionamento feito a Empresa pelo Sindicato, a ETN sempre responde que esta seguindo orientação da Holding Eletrobras. Este cenário vem acontecendo há algum tempo, pois a Eletronuclear não tem a responsabilidade de negociar com as Entidades Sindicais, evitando com isto o confronto direto com os Trabalhadores sobre assuntos de importância capital para seus Empregados.

Isto colocado, o STIEPAR lembra que apesar de se manter no “guarda chuva” da Eletrobras, a Eletronuclear está executando atos de gestão a revelia da Eletrobras, pois na reunião acontecida, na semana final de setembro, com a Eletrobras, para tratar das pretensões do Grupo no que se referem aos Planos de Saúde dos Empregados, o STIEPAR manifestou a incoerência desta negociação pelo fato de que as Entidades estão escutando os objetivos da Eletrobras calçados na CGPAR, que contrariam as previsões em Acordos Coletivos e no caso da Eletronuclear, também em INs.

O Sindicato ressalva que quando menciona o termo “a revelia da Eletrobras”, no parágrafo anterior, significa que quando o Sindicato mencionou, durante a reunião, que a Eletronuclear aplica critérios diferenciados para os novos Empregados admitidos recentemente na ETN, com importância no que se refere ao Plano de Saúde, causou “surpresa” geral especialmente com os membros da Comissão da Eletrobras que disseram desconhecer tal fato. A Eletronuclear, presente a reunião, justificou que ela está seguindo previsões da CGPAR e que obviamente não seguiram orientações da Eletrobras, haja vista que este assunto está sendo discutido no momento pela Eletrobras e o CNE. Entendemos que a Eletronuclear está descumprindo o ACT e se alterou a IN sem consultar as Entidades Sindicais, pratica mais uma irregularidade.

Podemos afirmar que a Eletronuclear não teve peito pra confrontar a Eletrobras no que diz respeito à PLR 2019 dos Trabalhadores. A Eletrobras pariu um Termo de Pactuação que retira completamente a Expectativa de Direito dos Trabalhadores da Eletronuclear e restringe o pagamento aos Empregados de Furnas, ceifando 25% da PLR dos Trabalhadores “para resgatar os valores de PLRs pagas indevidamente no período 2014/2018”. Lembrando que em 2015 a 2018, as PLRs foram pagas de acordo com determinações do TST. Com muita propriedade os Trabalhadores presentes em Assembleia no dia 13 de dezembro de 2019, por unanimidade recusaram este aberrante Termo de Pactuação.

Poderíamos aqui mencionar uma série de fatores que contribuem para que os Trabalhadores da Eletronuclear e de Furnas recebam integralmente a PLR 2019, porém deixaremos estes assuntos para discussão em Assembleia Presencial, que será realizada no dia 9 de outubro de 2020 – sexta-feira às 09:00h na Rodoviária de Itaorna. Nesta ocasião o Sindicato fará o encaminhamento para a realização de Movimento Paredista de 24 horas no dia 16 de outubro de 2020 – sexta-feira, no sentido de iniciar nossa luta contra os desmandos da Eletrobras e omissão da Eletronuclear e de Furnas, no que se refere ao pagamento da PLR 2019.

O STIEPAR recomenda que os Trabalhadores venham para Assembleia com as respectivas máscaras e que mantenham uma distância dos outros Trabalhadores presentes para evitar quaisquer infortúnios.

O STIEPAR convida a todos os Trabalhadores para que participem do evento na sexta-feira dia 9 de outubro, pois esta Assembleia será o Marco Temporal de inicio da nossa luta para defendermos nossos direitos, neste período tão conflitante.

Um abraço a todos!