Prezados Trabalhadores de Furnas e Eletronuclear.

Na sexta-feira próxima passada, dia 13 de novembro de 2020, tivemos o resultado final das Assembleias dos Trabalhadores Eletricitários, Empregados do Sistema Eletrobras, isto a título de cunho Nacional. Quase a totalidade dos Trabalhadores votaram pela não aceitação de qualquer das “duas Propostas” apresentadas pela Holding no que se referem ao ACT Nacional 2020/2021.

Antecedendo a este resultado, no dia 12 de novembro, quinta-feira, 300(trezentos) Empregados da Eletronuclear e de Furnas reunidos na Rodoviária de Itaorna deliberaram pela não aceitação do proposto pela Eletrobras, com ênfase de quase unanimidade por parte dos Trabalhadores.

Ainda encaminhado pelo Sindicato, ficou agendada Assembleia com os Trabalhadores, em paralelo com a reunião proposta pelo CNE com a Eletrobras, para o dia 17 de novembro de 2020, terça-feira.

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Parati e Angra dos Reis – STIEPAR, aguardou o fechamento de um posicionamento da Eletrobras em relação à sugestão de sentar à mesa com os Sindicatos, isto até às 15:00h desta segunda-feira dia 16 de novembro, para que se continue a discussão com os Trabalhadores a respeito do ACT 2020/2021 e consequente prorrogação do ACT 2019/2020 para 31 de dezembro de 2020.

Em face da não manifestação por parte da Eletrobras, o STIEPAR adia a Assembleia deste dia 17, terça-feira, que foi tirada na Assembleia do dia 12 de novembro. Os Trabalhadores serão avisados, através Informativos, das posições das Empresas e do Coletivo Nacional dos Eletricitários e encaminhamentos para realizações de Assembleias e o Calendário de Lutas.

Em tempo, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Parati e Angra dos Reis – STIEPAR participou de Audiência Virtual no dia de hoje dia 16 de novembro, convocada pela Vara do Trabalho de Angra dos Reis. Esta Audiência teria como parte ré, Furnas Centrais Elétricas, porém por problemas técnicos da Justiça, Furnas não compareceu. O Juiz agendou então outra Audiência para janeiro de 2022, isto mesmo, janeiro de 2022. O assunto que seria discutido versa sobre os Tickets dos Empregados antigos de Furnas.

O Ministério Público está analisando o Processo PLR 2019 dos Trabalhadores da Eletronuclear. O TRT-Rio está avaliando o assunto PLR 2019 de Furnas.

Um abraço a todos!