Trabalhadores da Eletronuclear!

1- PLR 2019!
2- PLR 2020!
3- PLR 2021!
4- PLR 2022!
5- PCR!
6- Conta de Luz!
7- Troca de Atestado Médico!
8- Mérito!
9- ACT 2020!
10- ACT 2021!
11- ACT 2022!
12- Dívidas Trabalhistas!
13- Retroativo do SAN!
14- Complementação do Ticket (2020/2022)!
15- Time!
Acima vemos alguns pontos, dentre outros, que estão sendo negligenciados pela Eletronuclear S.A. O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Parati e Angra dos Reis – STIEPAR quer deixar claro que a paciência dos Trabalhadores da Empresa como um todo, já se esgotou e que, conforme o título deste Informativo, o perigo ronda a CNAAA.
Por quê o Sindicato coloca o título “Negligenciados se tornam Perigosos” ? A palavra negligência, substantivo feminino, significa:
1. falta de cuidado; incúria.
2. falta de apuro, de atenção; desleixo, desmazelo.
Todos estes substantivos retratam os procedimentos de gestão, que estão sendo praticados pela Eletronuclear na Base Angra dos Reis. O Sindicato enumerou 15 temas que estão incomodando sobremaneira os Trabalhadores da Base Angra, pelo fato de que a Empresa não se movimenta no sentido de solucionar os problemas, pelo menos os itens que só dependem da Empresa, não necessitando a intervenção da SEST e/ou ENBPar. O Sindicato está saturado de escutar repetidamente, por parte da Empresa, o jargão “estamos resolvendo”, ressalvando de que se estipulam prazos com a concordância de ambas as partes, porém a Empresa não cumpre prazos, passando uma total falta de compromisso com seus Trabalhadores!
A Empresa está convidando as Entidades Sindicais para reunião com a Diretoria Executiva da Empresa, tendo como item de pauta o posicionamento da Eletronuclear sobre “Acordo Coletivo Específico”, porém serão pautados nesta reunião, que acontecerá no dia 29 de agosto de 2022, os 15 itens elencados pelo STIEPAR, neste Informativo.

Notícias do Tribunal Superior do Trabalho!

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Parati e Angra dos Reis – STIEPAR esteve em Brasília nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2022, oportunidade que o Diretor do Stiepar, acompanhado pelo Jurídico do Sindicato, transitaram por vários Gabinetes dos Ministros(as) do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O nosso objetivo essencialmente residiu em agilizar os nossos processos que estão no TST em vias de julgamento e para tal, conseguimos falar com Ministros e Assessorias! Dando início às visitas, comparecemos ao Gabinete da Ministra Delaide Alves Miranda Arantes que está respondendo pelo nosso Dissídio Econômico e que atualmente está em regime de julgamento dos Embargos de Declaração, sendo que este ato acontecerá em 12 de setembro de 2022, para ainda discutir quem tem a competência de julgar o Mérito, tendo como novidade a privatização do sistema Eletrobras!
Após, estivemos no gabinete da Ministra Vice-Presidente do TST Dora Maria da Costa ocasião que conversamos com a Juíza Adjunta da Ministra, e nesta oportunidade discorremos sobre os problemas de Furnas e solicitamos também a Mediação pré processual para tratar da PLR 2021 da Eletronuclear, que será paga em 2022. Estamos no aguardo da marcação da audiência, que acontecerá em breve.
Conversamos com o Ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte, muitos assuntos foram abordados sobre a situação da Eletronuclear, assim como a situação de Furnas.
Foi colocado para o Ministro o jejum imposto pela Eletrobras e Eletronuclear quanto aos reajustes salariais e reflexos desde maio de 2020. O Ministro se surpreendeu em relação ao tempo sem reajustes. Tomou conhecimento da nova Empresa ENBPar, mencionando que as lides do Stiepar e Eletronuclear serão seguramente julgadas no TST, devido a abrangência da nova Holding. Foi mencionado ao Ministro o descumprimento de Acordo e prática de irregularidades referentes ao PCR no aspecto Mérito. Também mencionamos as práticas arbitrárias da Eletrobras e silêncio da Eletronuclear sobre as PLRs.
Em relação a Furnas, foi dito ao Ministro que a Empresa está tratando de maneira diferenciada seus Trabalhadores, querendo aplicar a retirada de alguns Benefícios, como também a diminuição de outros.
Com respeito a nossa PLR 2019, que está sob a relatoria do Ministro Maurício Godinho Delgado, também foi agilizada a pauta de julgamento para breve, obedecendo a ordem cronológica das demandas.
Ainda no dia 23, o STIEPAR esteve no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Nesta oportunidade o Diretor do Sindicato fez um relato ao Conselheiro inclusive apresentando documentos, que atestam as irregularidades praticadas na e pela Empresa com inclusive a falta de ação desta, na procura de meios para resolução destas deficiências. Lembrando que esta entrevista foi com o objetivo de colher experiência, orientação e aprender os caminhos de acesso ao Ministério Público.
Para que possamos dialogar sobre os pontos apresentados, assim como outros temas de interesse da Categoria, o STIEPAR convida a todos os Trabalhadores da Eletronuclear Base Angra dos Reis, para que compareçam em Assembleia Geral Extraordinária no dia 31 de agosto de 2022 – quarta feira, na Rodoviária de Itaorna às 13:30h.

Um abraço a todos!