Trabalhadores da Eletronuclear!

No dia de ontem, 30 de novembro de 2022, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Parati e Angra dos Reis – STIEPAR esteve reunido com Diretor Administrativo da Empresa, o Superintendente de RH e o Assessor de Relações Trabalhistas da Empresa, em razão de compromisso firmado no dia 17 de novembro para que no dia 30 do mesmo mês, a Empresa apresentasse o complemento dos Procedimentos em relação ao ajuste de PCR, que será praticado a partir de 1 de janeiro de 2023. O Diretor solicitou que o Sindicato apresente sugestões de otimização do Plano de Cargos e Remunerações, pois adequações precisam ser praticadas no mais breve espaço de tempo, haja vista que os Trabalhadores já foram bastante penalizados pela gestão do atual PCR.

Outros assuntos foram tratados pelos presentes e pelas colocações do Diretor, podemos esperar algumas melhorias na relação Empresa/Trabalhadores, lembrando que piorar o cenário que até então se apresentou seria a degola da Empresa. Foi dito ao Diretor, que as ações de Gestão da Empresa vem impactando desde longa data os interesses dos Trabalhadores como também as metas da Empresa que se sustentam na contribuição e dedicação plena dos Trabalhadores que mantém as Usinas em funcionamento acima da média, porém não estão recebendo o reconhecimento em troca por parte da Empresa.

Foi formalizado ao DA, que a Empresa recusou comparecer em audiência de Mediação com o Sindicato, em face do Dissídio Econômico que tramita no TST, isto através petição encaminhada pelo jurídico da Empresa ao Tribunal Superior do Trabalho no dia 8 de novembro de 2022, sob alegações pífias dos advogados. A Empresa colocou na reunião de ontem, que o jurídico contemplou os argumentos cabíveis, já que tudo que precisava ser colocado foi colocado pela Empresa. Foi lembrado a Eletronuclear pelo Sindicato que o Dissídio Econômico é de comum acordo, ou a Empresa esqueceu, e que a Mediação seria o sinalizador para acordo entre as partes, ou seja, ficaria evidente o “animus contrahendi” (intenção ou vontade de contratar) para a solução desta lide.

Foi solicitado ao Diretor, pelo STIEPAR, que fosse viabilizada uma solução para os problemas referentes aos Atestados Médicos dos Trabalhadores. O Sindicato propôs que as pendências de atestados pretéritos fossem anistiadas e que a partir de 1 de janeiro passasse a vigorar o que reza a IN 24.15, no que diz respeito a apresentação de receita médica para abono. O Diretor apresentou contraproposta nas condições de que todos os atestados emitidos de 01 de novembro a 30 de novembro de 2022 seriam abonados e que os Trabalhadores que se encontram nesta situação devem apresentar os atestados a partir de hoje, dia 1 de dezembro, até o dia 15 de dezembro de 2022.

Lembrando que no intervalo de 01 à 15 de dezembro os atestados emitidos neste período deverão ser apresentados de acordo com a IN. Resumindo, os atestados emitidos a partir de 01 de dezembro seguirão o que reza a IN 24.15. O Sindicato aceitou os termos e passa a vigorar o que foi acordado. O Sindicato solicita aos Trabalhadores que cumpram o que reza a IN 24.15, para evitar que estes problemas voltem a acontecer!
O Diretor solicitou ao Sindicato que os Trabalhadores participem da “PESQUISA SOBRE OS ESPAÇOS COMERCIAIS DAS VILAS RESIDENCIAIS DA EMPRESA”. O Diretor manifestou preocupação sobre o estado das Vilas e que ações precisam ser feitas para que uma série de irregularidades sejam corrigidas e para isso ele precisa do retorno dos Trabalhadores, manifestando sugestões com a finalidade de resolver os problemas.

Um abraço a todos!