Prezados Trabalhadores
“Diz a lenda que A Caixa de Pandora é um objeto extraordinário que faz parte da mitologia grega. Trata-se de um caixa onde os deuses colocaram todas as desgraças do mundo, entre as quais a guerra, a discórdia, as doenças do corpo e da alma. Contudo, nela havia um único dom: a esperança. Desde sua origem, o mito tem um caráter social. Neste caso, a Caixa de Pandora passou a representar a maldade que pode vir dela, a desobediência e a curiosidade que prejudica o ser humano.”
No dia 29 de março de 2023, quarta-feira passada, o STIEPAR, juntamente com a ASEN foram à Brasília e se reuniram com a SEST – Secretaria de Coordenação das Empresas Estatais. Este encontro foi acertado pela assessoria do Dep. Fed. Gutemberg Reis do MDB-RJ e tem como marca a abertura de espaço para que o Sindicato e a Associação tivessem tido a oportunidade de se apresentarem a este órgão do Ministério da Gestão e da Inovação e também que possam periodicamente ter reuniões que visem as diretrizes que regulam as relações das Empresas Estatais com seus Trabalhadores.
Tivemos a grata satisfação de ter a frente da reunião a titular da Secretaria de Coordenação das Empresas Estatais a Senhora Elisa Leonel, além de outros representantes da Secretaria.
Nesta oportunidade, os Representantes dos Empregados da Eletronuclear, fizeram colocações pertinentes ao calvário que os Trabalhadores da Empresa enfrentam já há bastante tempo, que inclusive só trouxeram prejuízos aos Trabalhadores. Mencionaram as PLRs não pagas aos Empregados (2019 e 2020), sob alegação de respeito a portarias emitidas, CCE – 09 e 010, além de outras restrições que vão na contramão dos interesses dos Trabalhadores.
Foi também colocado que os Acordos Coletivos estão em regime de espera pelo fato apresentado pela Empresa, de diretrizes da SEST.
A Empresa está aguardando reunião com a SEST, para que possa tomar conhecimento das “diretrizes” que serão definidas pelo órgão estatal, para que reúna condições de orientar a Empresa nas negociações que estão em vias de acontecer. Lembramos que o Sindicato apresentou Proposta de ACT Específico e Termo de Compromisso no dia 27 de fevereiro de 2023 e aguarda a manifestação da Empresa.
O Sindicato e a Associação têm a certeza de que realmente esta reunião foi um divisor de águas e um marco na relação dos Trabalhadores direto com a SEST. Caso as restrições apareçam, saberemos como enfrentar os obstáculos e saber a quem perguntar.
Remetendo à lenda de Pandora, podemos dizer que os nossos representantes em reunião junto a SEST, assistiram a abertura da Caixa de Pandora e crê ter encontrado a Esperança.
Um abraço a todos!