Prezados Trabalhadores de Furnas e Eletronuclear..
Na sexta-feira próxima passada, dia 30 de outubro de 2020, aconteceu reunião do CNE (Coletivo Nacional dos Eletricitários) e a Eletrobras, encontro realizado via vídeo conferência. O propósito desta reunião se pautou na apresentação/continuação, por parte da Eletrobras, da pretensão das Empresas na implantação de um Plano Médico para os Trabalhadores Empregados nas Empresas ligadas a Holding, orientado pela CGPAR – Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União.
A reunião transcorreu inicialmente com a apresentação de mais uma vertente, por parte da Comissão de Saúde formada por uma Empresa de Consultoria e Gestores das Empresas no que tange ao Plano Médico das Empresas. O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Parati e Angra dos Reis – STIEPAR, escutou com muita atenção o texto proposto, tentando entender a proposição apresentada. No entendimento do Sindicato, a apresentação se traduz como sendo “informações subjetivas e incompletas”. Nós entendemos que esta modificação proposta, teria que ser bem mais detalhada, com pontos mais abrangentes e simulações que contemplem todas as faixas etárias e salariais, explicando claramente, por exemplo, o significado de Beneficiário e não se atendo a comparações que com certeza criaram confusão nos presentes.
Torna-se relevante mencionar que inúmeras perguntas foram formuladas pelas Entidades presentes, porém as respostas não foram satisfatórias e tendo como agravante a omissão por parte da Empresa em relação a alguns questionamentos feitos.
O STIEPAR deixa claro que as Empresas têm a obrigação de apresentar aos seus Empregados estas pretensões de modificação do PMA.
Lembrando que a própria Eletrobras colocou em reunião que “o negociado prevalece sobre o legislado” (Reforma Trabalhista – 2017).
Então….Perguntamos: Por quê a Eletrobras não quis negociar com o Stiepar o pagamento da PLR 2019, a revelia da CCE 010/95, já que ora ela evoca a “negociação” para impor suas pretensões no PMA?
Nossa Entidade Sindical, publica em seguida, a pretensão da Eletrobras no que se refere a “um novo Plano de Saúde”, quem sabe se antecipando às Empresas em dar conhecimento aos Trabalhadores das práticas maquiavélicas pretendidas.
O STIEPAR convida a todos os Trabalhadores para que façam uma leitura criteriosa do texto abaixo e envie suas opiniões para o Sindicato.
***(Texto em pdf enviado via e-mail para todos os trabalhadores, quem por ventura não recebeu solicite pelo e-mail do stiepar)
Um abraço a todos!