Prezados Trabalhadores 

No dia 24 de julho de 2023 – segunda-feira, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Parati e Angra dos Reis – STIEPAR juntamente com os Trabalhadores, Empregados da Eletronuclear Base Angra dos Reis/Parati, realizaram Assembleia na Rodoviária de Itaorna para discutir inúmeros assuntos, dentre eles a Prorrogação do Acordo de Parada, na ocasião vigente.

Este ponto foi amplamente discutido, tendo como cenário a insatisfação ampla dos Empregados, que de maneira contundente decidiram pela não aprovação desta prorrogação, amparados por uma coletânea de “motivos negativos”, que há muito tempo vêm sendo lembrados à Empresa, que em repetidas vezes coloca procedimentos do governo como óbices das pretensões das partes.

No dia 25 de julho – terça-feira, a Empresa solicitou ao Sindicato, uma reunião com objetivo de se firmar com os Trabalhadores uma solução que possibilite a suspensão do Movimento Paredista previsto para o dia 9 de agosto de 2023, sem prazo de duração e também a assinatura da prorrogação do Acordo de Parada.

Baseado no que foi discutido nesta reunião, tendo como ponto central os índices de reajuste salarial relativos a 2020 (2,4%) para a Base Angra dos Reis e 2021 (6,7%) para as Bases Angra dos Reis e Base Rio, os Sindicatos do Rio e de Angra dos Reis enviaram ofício para a Empresa, que colocamos abaixo na íntegra.

 

Angra dos Reis, 20 de julho de 2023.

Of. AR- 050/2023

 

Eletronuclear S.A

Diretoria de Administração e Finanças – DA

Assessoria de Relações Trabalhistas – ART-A

Sr. Luciano Destefane

Sr. João Nereu – ART.A – Angra dos Reis

Eletronuclear S.A

Rua da Candelária 65 – Rio de Janeiro – RJ

Assunto: Assembleia ACT Parada.

 

Prezados Senhores.

 O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Parati e Angra dos Reis – STIEPAR, Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região – SINTERGIA-RJ, Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – SENGE-RJ, Sindicato dos Técnicos Industriais no Rio de Janeiro – SINTEC-RJ e Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro – SINAERJ, vêm a esta Empresa Eletronuclear S.A., comunicar os resultados de Assembleia realizada no dia 20 de julho de 2023 e seus reflexos.

Nossa Entidade Sindical abriu os trabalhos com a leitura do material enviado pela Empresa sobre o texto da Proposta de ACT 2023-2024. Ressaltamos aqui que não houve boa receptividade por parte dos Trabalhadores presentes, que questionaram seguidas vezes a dependência das negociações em face da SEST, com suas diretrizes e com o agravante da CGPAR42.

 Em seguida o Sindicato fez as colocações sobre a PLR 2022, ainda baseado no material enviado pela Empresa, que evidencia as condicionantes negativas em relação a um possível pagamento da PLR 2022, que logo se desfaz pelos impeditivos da SEST, CGPAR42 e CCE 010, lembrando se não houvessem os impeditivos citados, a quantia que seria distribuída aos Trabalhadores seria insignificante, não traduzindo a importância dos Empregados da Eletronuclear.

Em prosseguimento, o STIEPAR colocou para apreciação e votação dos Trabalhadores a prorrogação do ACT de Parada, ora vigente até 23 de julho de 2023. As reações foram bastante contundentes, tendo como tempero a insatisfação, mais uma vez, dos Empregados pelo fato de não haver avanços no Acordo de Parada, como também no Acordo Coletivo, PLRs e outros pontos de interesse dos Trabalhadores. 

Isto posto, os Trabalhadores decidiram em não aprovar a proposta de prorrogação o Act de Parada, que será iniciada no dia 24 de julho de 2023, como também iniciar Movimento Paredista a ser iniciado no dia 9 de agosto de 2023 e sem prazo de retorno às atividades. 

Os Sindicatos se manifestam reafirmando, que o objetivo dos Trabalhadores é negociar com a Empresa, para que se elaborem diretrizes que sejam razoáveis para ambas as partes, ressalvando e reafirmando que o binômio Trabalhador/Empresa, seja o tema principal e objetivo para que a Relação Institucional seja o mote da busca da eficiência e eficácia dos procedimentos.

 E como remédio possível para que possamos chegar a um porto seguro, os Trabalhadores fazem a seguinte proposta à Empresa com objetivos plenos, em face do bom senso da Empresa, de cancelamento do Movimento Paredista, como também viabilizar a prorrogação do Act de Parada vigente.

a) Ajustar os salários dos Empregados da Base Angra dos Reis, em caráter imediato, em 2,4% (dois vírgula quatro porcento) sobre os salários de 30 de abril de 2020, tendo como referência o dia 1 de maio de 2020, incidindo o passivo gerado desde então e respectivos reflexos até a data de concordância e aplicação deste acordo que agora está sendo proposto. Lembramos que o índice aplicado reflete o índice de inflação gerado no período em questão;                 

b) Ajustar os salários dos Empregados das Bases Angra dos Reis e Rio de Janeiro, em caráter imediato, em 6,7%% (seis vírgula sete porcento) sobre os salários de 30 de abril de 2021, tendo como referência o dia 1 de maio de 2021, incidindo o passivo gerado desde então e respectivos reflexos até a data de concordância e aplicação deste acordo que agora está sendo proposto. Lembramos que os índices aplicados refletem o índice de inflação gerado no período em questão;

c) Assinar a Prorrogação do Act de Parada vigente, por mais 1 mês;

d) Logo que efetivados os acertos propostos o STIEPAR se compromete em encerrar o Dissídio Econômico que tramita no TST. 

Devido a urgência desta resolução, enquanto a Empresa leva para os canais pertinentes esta Proposta, os Sindicatos enviarão para os respectivos Setores Jurídicos, pedidos para que os mesmos emitam pareceres consubstanciados em face de possíveis condicionantes aos índices arguidos. Lembrando que na avaliação dos Sindicatos, as “condicionantes” não existem por terem perdido a eficácia. 

Os Sindicatos reafirmam que os Empregados da Empresa estão pedindo nada mais do que a recomposição inflacionária, referente aos períodos 2020-2021. Nada mais!

Respeitosamente, assinam este ofício as Entidades.

                  – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Parati e Angra dos Reis – STIEPAR

                  – Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região – SINTERGIA-RJ

                  – Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – SENGE-RJ

                  – Sindicato dos Técnicos Industriais no Rio de Janeiro – SINTEC-RJ

                  – Sindicato dos Administradores no Estado do Rio de Janeiro – SINAERJ

 Cc

Eletronuclear S.A

Presidência – P

Sr. Eduardo Souza Grivot de Grand Court

Diretor Presidente

Rua da Candelária 65 – Rio de Janeiro – RJ

 

Cc

Eletronuclear S.A

Diretoria Administrativa – DA

Sr. Helio Mourinho Garcia Junior

Diretor Administrativo

Rua da Candelária 65 – Rio de Janeiro – RJ

 

Cc

Eletronuclear S.A

Diretoria de Operação – DO

Engo Ricardo Luis Pereira dos Santos

Diretor de Operação

Rua da Candelária 65 – Rio de Janeiro – RJ

 

CC

Eletronuclear S.A

Diretoria de Operação – DO

Superintendência de Coordenação de Operação SC.O

Engo Anselmo Luiz Barbosa Carvalho – SC.O

Superintendente de Coordenação de Operação

CNAAA – Praia de Itaorna – Angra dos Reis.

 

Cc

Eletronuclear S.A

Diretoria – DA

Superintendência de Recursos Humanos – SRH-A

Sr. Bruno Nogueira

Superintendente de Recursos Humanos

Rua da Candelária 65 – Rio de Janeiro – RJ”

 

                                                            Um abraço a todos!