Trabalhadores da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA)
Atualmente neste regime de Parada de Manutenção da Usina Angra II, estamos passando por um período de confirmação da “pobreza de gestão” na Eletrobras Termonuclear-Eletronuclear. Isto porque, inúmeros acontecimentos, que poderiam ter sido evitados, estão marcando este período como sendo de aspecto inédito, haja vista a dispensa dos Trabalhadores por falta de alimentação em plena Parada de Manutenção, também a alimentação, quando tem, se apresenta com “receitas” compostas de porcas e parafusos de ferro e o fato principal, qual seja a bagunça proporcionada pelo CSC na administração dos controles de ponto e demandas na área de logística.
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Parati e Angra dos Reis – STIEPAR quer colocar o seu descontentamento e preocupação que ora acontece na Empresa, que nos remete a lembrança do “samba do crioulo doido”, que retrata uma confusão tremenda na cabeça do compositor e que gerou um dos melhores sambas já feitos, só que no nosso caso, período de agora nas Usinas, uma tremenda confusão administrativa. Alguns comentários:
a) Alimentação para os Trabalhadores em Parada: Por ocasião da negociação sobre ACT de Parada, o Sindicato colocou sua preocupação quanto a qualidade da alimentação, com especial atenção a refeição feita no período noturno. Neste período, isto na Parada passada, algumas reclamações foram feitas quanto a qualidade de preparo, como também sobre o horário proposto para o jantar. A Empresa alegando que são casos pontuais, se comprometeu em disponibilizar um responsável por este item de “qualidade” e concordou com o aumento da disponibilidade do restaurante no período noturno de alimentação.
Quanto ao responsável pela qualidade, esta claro que não houve qualquer atenção sobre o acordado em ACT, pois a alimentação é precária. Inclusive chegou ao Sindicato de reclamações sobre a inclusão no cardápio, de porcas e outros objetos de metal, que no momento inicial poderia ter quebrado o dente do Trabalhador e com o agravante se acontecesse o fato de engolir, quais os danos que poderiam causar.
Lembramos também que o lanche que é fornecido aos Trabalhadores, batizado de “fome zero”, está bem abaixo do padrão mínimo recomendável. O Sindicato questiona: Será esta a qualidade de alimentação que está sendo contratada pela Eletronuclear? A Eletronuclear está pagando corretamente? A Empresa contratada tem condições de honrar o compromisso de fornecer
alimentação adequada aos Trabalhadores? Culminando esta bagunça, os trabalhos de manutenção estão sendo prejudicados, pelo fato da dispensa dos Trabalhadores da Parada serem dispensados em meio expediente, POR FALTA DE ALIMENTAÇÃO. É O CÚMULO!!!!!!
Algumas informações tem chegado ao Sindicato sobre a relação da Empresa com a contratada, porém não temos documentos que atestem tais informações.
b) Migração do Forponto para o TIME: Primeiramente o Sindicato lembra que a Eletronuclear poderia ter feito esta “migração” de forma mais qualificada, pois ela teria tempo para fazê-lo, mas de acordo com imposições da Diretoria esta modificação teria que ser feita agora, no período de Parada de Manutenção, que pelo que se mostra foi programada em março deste ano. Sendo que os Trabalhadores não sabem como operar este sistema, lembrando que estão em Parada de Manutenção.
Claro que isto não retrata a verdade, pois as paradas são programadas com bastante antecedência, para que as superintendências possam se organizar para que os trabalhos possam fluir de maneira adequada.
O que está acontecendo? Foi gerada uma tremenda confusão quanto a elaboração dos contra cheques e consequentes erros nos pagamentos dos Trabalhadores, sendo que os Trabalhadores de turno ininterrupto foram punidos por horas de compensação. Lembramos que o pessoal de turno não está inserido nas regras de compensação do calendário anual da Empresa.
A Empresa apresenta um endereço de e-mail para as devidas correções e pelo que consta, só existem dois Empregados destinados para as devidas justificativas e correções. Presta atenção CSC!!!!!!
c) CSC: A Implantação do CSC, que na nossa opinião ainda não mostrou qualquer eficiência nem tão pouco eficácia. CSC: A Implantação do CSC, que na nossa opinião ainda não mostrou qualquer eficiência nem tão pouco eficácia. Sendo informações que nos chegam que está sendo gerada uma tremenda confusão de comunicação com o CSC e os trabalhos das Usinas, lembrando que em linhas gerais o CSC tem o status de “empresa terceirizada”, embora com Trabalhadores da Eletronuclear. Pelo apurado, o CSC quer determinar o que tem que ser feito e como será feito. Simplesmente fora de propósito.
O Sindicato sugere que a Empresa reavalie suas metas em relação ao CSC e dê as atenções à suas pretensões.
d) ATENÇÃO TRABALHADOR! SEU NÚMERO DE MATRÍCULA MUDOU! VERIFIQUE NO SEU SETOR!
ACT NACIONAL 2019 – 2021!
Mais uma etapa será cumprida! Acontecerá no próximo dia 9 de maio em Brasília, a terceira reunião de ACT – Pauta Nacional 2019-2021.
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Parati e Angra dos Reis – STIEPAR inserido nesta realidade participará desta reunião. Desta forma, solicita a participação de todos os Trabalhadores de Furnas e Eletronuclear baseados em Angra dos Reis e Parati para que participem de Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 13 de maio de 2019 – segunda feira, às 09:30h na Rodoviária de Itaorna .
Enfatizamos que é importante a presença de todos, pois os assuntos que serão discutidos serão encaminhados para a Eletrobras/Eletronuclear/Furnas, após deliberação dos Trabalhadores na Assembleia
programada.