Trabalhadores da Eletronuclear
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Parati e Angra dos Reis – STIEPAR quer entender o que está acontecendo com a Base Angra dos Reis. Estamos sendo torpedeados repetidas vezes por meio de atores e modos diferentes. No entendimento do Sindicato, a luta dos Trabalhadores de Angra dos Reis, referência nacional, está incomodando e muito, Empresas e Órgãos Governamentais. As negociações que culminaram com a rejeição, Base Angra, da tresloucada proposta da Eletrobras/Eletronuclear foram feitas com muita luta e argumentações, tendo o Stiepar, Sintec-RJ, ASEN e os Trabalhadores da Base Angra, exercido papel importante nessa relação, ao contrário de algumas Entidades que ficaram omissas, como se diz na linguagem popular, “na sombra do boi”.
Em relação à movimentação de Entidade Sindical que deseja realizar Assembleia com os Engenheiros, lembramos que a Assembleia que decidiu sobre os caminhos de luta da Base Angra dos Reis foi realizada no dia 7 de janeiro de 2021, tendo participado cerca de 600 Trabalhadores, inclusive Engenheiros e outros Trabalhadores ligados ao ramo de Engenharia. Lembrando que 94,5% dos presentes votaram pela rejeição da Proposta da Eletrobras/Eletronuclear. Em tempo, por quê esta Entidade não participou da Assembleia? Lembrando que tivemos o Stiepar, Sintec-Rj e ASEN presentes ao Ato!
É um equívoco muito grande quando uma Entidade que tenha participado de uma Assembleia como coadjuvante, mesmo sendo de cunho estadual possa afirmar que a decisão do Majoritário (Base Rio), tenha repercussão em outro Município. Perguntamos a essa Entidade por quê aceitou assinar Termo de Pactuação PLR 2019, mesmo sabendo que a Eletronuclear não iria receber PLR? A Base Angra recusou e está brigando na justiça, inclusive para os “representados” desta Entidade Sindical, para que possamos ter direitos plenos sobre as PLRs e não aceitamos também possíveis descontos de 25% em face de “prejuízos” em anos anteriores. Pergunte a Eletrobras se ela aceita que os Trabalhadores do Rio voltem atrás desta decisão de aceitar o Termo de Pactuação?
O STIEPAR não quer polemizar este acontecimento, mas pede a todos os Engenheiros que não compareçam a esta Assembleia e caso compareçam reprovem esta proposta insana, que no nosso entendimento visa única e exclusivamente em atender os interesses da Empresa e em último plano atender possíveis pretensões dos Trabalhadores Engenheiros.
Eletronuclear! Preste atenção nesta movimentação!
LEMBRETE!
O Stiepar lembra a Empresa Eletronuclear, que por decisão do Tribunal Regional do Trabalho 1ª Região, que cremos a Eletronuclear ter sido notificada, que existem inúmeros Benefícios que foram suprimidos neste corrente mês e com reflexos no pagamento de julho de 2021, dos Trabalhadores da Base Angra dos Reis e que precisam ser honrados o mais rápido possível.
“O Sindicato crê que coincidências não existem, e desta forma formula a seguinte pergunta: Por que a Empresa não se comportou como Empresa e não segurou esta decisão interposta através Informe 231 por mais alguns dias? O Sindicato solicitou Informalmente que a Empresa postergasse por mais uns dias, pois há a probabilidade de que o Sindicato alcance uma Cautelar no TRT. A Empresa se pronunciou alegando que o TCU está de olho na Eletronuclear! Que a Empresa pode ser enquadrada como praticante de Improbidade Administrativa! É mole? Isso no caso, se ela tomasse partido a favor dos Trabalhadores, que são os responsáveis pela Produção da
Empresa, ou seja, Base Angra dos Reis.”
“Retirar Direitos do Trabalhador é ato de legislação, como diz a Empresa, mas para dar ou devolver ao Empregado é ato de Improbidade Administrativa!”.
O Sindicato solicita o posicionamento da Empresa no sentido de que seja regularizada a situação dos Trabalhadores da Base Angra o mais breve possível.
Um abraço a todos!