Prezados Trabalhadores da Eletronuclear.

Estamos entrando em uma fase extremamente importante para nós Trabalhadores, qual seja o início das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho período 2024/2026.
Apesar das confusões atuais, com os atropelos e liberalidades draconianas, os Trabalhadores da Eletronuclear Base Angra dos Reis sempre se mostram e agem como verdadeiros guerreiros, defendendo seus interesses.

Enfrentamos neste momento inúmeros problemas, essencialmente gerados pelas confusões da Empresa, que no afã de solucionar seus problemas, que diretamente refletem nos Empregados, a Eletronuclear prefere utilizar diretrizes próprias de gestores de ocasião, utilizando os caminhos mais fáceis, que são, retirar direitos dos Trabalhadores, direitos estes conquistados durante décadas.

O Sindicato vem alertando há tempos que a Empresa pratica políticas erradas e que não se preparou para a “Carta de Alforria” concedida em consequência da privatização da Mãe Eletrobras. Desde as primeiras conversas com os Sindicatos, referentes a privatização da Eletrobras, a Eletronuclear vinha dando sinais de insuficiência administrativa, sempre contando com verbas “projetadas” e que todos os caminhos para a construção de Angra III eram formados de flores! Ledo engano! Pois a boa-fé nunca esteve presente nas pretensões dos governos, que quando viram o tamanho da encrenca se mandaram. A Empresa procurou os bancos, tipo CEF e BNDES, que agora cobram o que foi emprestado, obrigando a Empresa a pagar grandes quantias mensais (juros) só para manter a dívida no patamar sustentável, sem no entanto, diminuir o que é devido.

Temos a partir de hoje 3 grandes obstáculos a superar, o UAS, A extensão de Vida de Angra I e o ACT 2024/2026! Os Trabalhadores farão o que tem que ser feito para superar estes obstáculos. Bastando a Empresa fazer a parte dela!

O Sindicato envia anexado a este Informativo, para avaliação dos Trabalhadores, a Proposta de ACT para o período 2024/2026. Solicitamos que enviem comentários e sugestões para o e-mail do Sindicato. Para a definição do texto que será encaminhado para a Eletronuclear, o STIEPAR convoca a todos os Trabalhadores para que compareçam na a Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no dia 26 de março de 2024 – terça-feira às 13:30h na Rodoviária de Itaorna.
Email – stiepar@stiepar.org.br e secretaria@stiepar.org.br

Um abraço a todos!

  • A Proposta foi enviada a todos os trabalhadores da Eletronuclear via e-mail, caso não tenha recebido solicite através do stiepar@stiepar.org.br